Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – Pindamonhangaba

No período da Colonização, tão logo se constituísse algum núcleo de povoação, era de costume que fosse construído uma capela em invocação a um santo padroeiro. Assim ocorreu nesta terra, quando os fundadores do núcleo de povoação, formado na ocasião onde hoje se situa a Praça Padre João de Faria Fialho – popularmente conhecido como Largo do Quartel (2º Batalhão de Engenharia e Combate Borba Gato).

No local, foi edificada uma capela, no alto de uma colina, voltada para o Rio Paraíba, sob a invocação de São José. Com o passar do tempo, aproximadamente 30 anos, a capela tornou-se muito pequena para receber os fiéis, motivo pelo qual foi iniciada a construção de uma igreja matriz mais ampla, embrião e raiz do nosso atual Santuário, exatamente no local onde se encontra hoje a Igreja Matriz de Pindamonhangaba.

As obras dessa singela igreja foram terminadas pelo seu primeiro vigário, o Padre João de Faria Fialho e inaugurada em 26 de julho de 1.707, recebendo a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Posteriormente, em 1.841, por iniciativa de Monsenhor Ignácio Marcondes, a igreja primitiva foi totalmente reedificada, sob o comando do arquiteto Francisco Antônio Pereira de Carvalho, carinhosamente conhecido como Chiquinho do Gregório, tendo acompanhado como mestre de obra, o português José Pinto dos Santos. A nova Igreja Matriz foi inaugurada em 1.853.

No final do século XIX, em 1.890, o vigário Cônego Tobias da Costa Resende coordenou a primeira reforma do interior do templo. Sucedendo-o, o Padre Francisco Reale, em 1891, mandou colocar as grades fronteiriças e calçar de mármore o adro da igreja.

Em 1.909, sob o comando do vigário Padre Ângelo Gazza, foi realizada a segunda reforma. Em seguida, em 1.926, com o projeto do arquiteto Francisco D`Arace o presbitério da Igreja foi totalmente reedificado.

O atual aspecto da nossa Igreja Matriz é de responsabilidade do dinâmico vigário Monsenhor João José de Azevedo, que em setembro de 1.941, inaugurou o piso de ladrilhos, substituindo todo o madeiramento anterior, bem como as barras de granilito que protege as paredes laterais e a Mesa da Sagrada Comunhão.

Em face das significativas mudanças realizadas no templo, decidiu-se sagração do novo templo religioso, sendo presidido pelo Bispo de Lorena, Dom Francisco Borja do Amaral.

Em 1.952, Monsenhor João iniciava a reforma interna, com uma belíssima pintura de responsabilidade do artista Antônio Limones e seu filho Miguel Limones. Com o tempo, a antiga caiação azul clara deu lugar aos painéis litúrgicos, executado em concreto armado, obra essa finalizada em agosto de 1.960.

Em 06 de janeiro de 1.964, com o nome de argão Maestro João Antônio Romão, em festiva solenidade foi inaugurado o órgãos de tubos, construído em cinco anos pelo mestre alemão Gustavo Weissemrieder.

ELEVAÇÃO A SANTUÁRIO

Considerado um dos mais antigos templos religiosos da Diocese, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no transcurso do Ano Mariano de 1.988, sob o comando do Pároco Benedito Gil Claro e em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Antônio Afonso de Miranda, o templo foi elevado à categoria de Santuário Mariano Diocesano em 24 de junho de 1.988.

Pároco e Reitor: Padre Kleber R. Silva

Vigário Paroquial: Frei Bruno de Melo Pereira e Padre Sebastião Raimundo Bizarria

Diáconos: Misael da Silva Cesarino e Nicola Ângelo Di Stefano

Endereço: Rua Deputado Claro César, s/n°- Centro – Caixa Postal 202 CEP 12400-220 – Pindamonhangaba/SP