Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança

Nossa Senhora da Boa Esperança

Fundada em 26 de fevereiro de 1995, Cúria Diocesana de Taubaté, no governo de Dom. Antonio Afonso de Miranda, sdn – Bispo diocesano de Taubaté.

Decreto 047/95 de criação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança

Vila Santa Isabel – Caçapava – SP

Dom. Antonio Afonso de Miranda, sdn. Por mercê de Deus e da Santa Fé Apostólica
Bispo de Taubaté.

Aos que nossa DECRETO virem, saudação, paz e benção no Senhor

Fazemos saber que, atendendo ao maior bem do Povo de Deus residente nos Bairros da cidade de Caçapava, e considerando a grande extensão da Paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda da mesma cidade, e com anuência do Revmo. Mons. Theodomiro Lobo, Pároco da referida Paróquia, depois de ouvido o Conselho de Presbíteros desta Diocese, resolvemos desmembrar daquela Paróquia os Bairros Tijuco Preto, Sapé I, Sapé II, Piedade, Paiol, Padre Marcelo, Favorino, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Cecília, Santa Rita, Nossa Senhora da Esperança, Olho D’Água, Fuji Filme e Mina de Carvão, para constituir uma nova Paróquia com sede no Bairro de Nossa Senhora da Esperança, Vila Santa Isabel, e tendo por Matriz a Igreja ali construída em honra a Nossa Senhora da Boa Esperança.

Pelo que, decretamos:

Fica a Igreja em honra de Nossa Senhora da Boa Esperança de Caçapava erigida, a partir desta data, em MATRIZ DA PAROQUIA NOSSA SENHORA DA BOA ESPERANÇA de Caçapava.
Pertencerão á nova Paróquia as comunidades que constituem os Bairros localizados dentro do perímetro abaixo descrito que deleminita as divisas da nova Paróquia, com suas respectivas Igrejas e Capelas e outras que nelas forem construídas.
As divisas geográficas da Paróquia são as seguintes:
A Paróquia de Nossa Senhora da Esperança inicia-se na confluência da divisa do município de São José dos Campos com o município de Caçapava junto à rodovia Presidente Eurico Gaspar Dutra, segue a referida rodovia no sentido São Paulo / Rio de Janeiro até encontrar a Estrada Municipal da Germana; daí deflete à direita e segue pela mesma estrada até a divisa do município / Jambeiro; daí deflete à direita e segue a divisa de Caçapava com o Município de Jambeiro até encontrar a divisa com o Município de São José dos Campos; daí deflete à direita e segue a divisa do município de Caçapava com São José dos Campos/ até encontrar a Rodovia Eurico Gaspar Dutra, no ponto inicial da descrição.

O Primeiro Pároco que nomeamos na pessoa do Revmo. Pe. Luiz Carlos de Souza, conforme provisão desta mesma data deverá zelar pela plena execução deste Decreto, que será lavrado nos livros de nossa Cúria Episcopal e transcrita em todo o seu teor, nos livros do Tombo da nova Paróquia, em suas primeiras folhas, e da Paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda de Caçapava.
Dada e passada na Cúria Diocesana de Taubaté, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Aramas, aos 26 de fevereiro de 1995.

E eu Pe. Hugo Bertonassi Chanceler do Bispado, a subscrevi.

Nesta celebração toma posse o 1° Pároco: Revmo. Pe. Luiz Carlos de Souza.

“Como são os designos do Senhor de uma comunidade humilde, na força do Espírito Santo e na partilha de todos fazer surgir uma nova Matriz. Como dizem os mais antigos:”… “De Barracão à Igreja Matriz.” Sinal de expressão de Fé de um povo fiel, generoso e bom.” (Côn. Luciano)

Você é Igreja! Você é Pedra viva na construção desta historia. Percorremos os caminhos de nossa Fé, construímos nossa historia.

Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança

Rua Eugênio Augusto de Oliveira, 27

CEP 12284-490 – Caçapava – SP

Email: paroquia.daesperanca@hotmail.com

SITE

MÍDIAS SOCIAIS

https://www.youtube.com/channel/UCj0zcB9ubrooUNlg7xyKKPw/featured – Paróquia-Nossa-Senhora-da-Boa-Esperança-Caçapava-SP

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo, Mil Ave Marias, Milícia da Imaculada, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Pastoral da Caridade, Pastoral da Catequese, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Criança, Pastoral da Ecologia, Pastoral da Oração e Intercessão, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde, Pastoral do Batismo, Pastoral do Canto, Pastoral do Dízimo, Pastoral dos Coroinhas e Acólitos, Pastoral Litúrgica, Pastoral Vocacional, Renovação Carismática Católica, Setor Jovem e Sociedade São Vicente de Paulo.

Festa em Comemoração à Padroeira Paroquial em Março
Devido às diversas Comunidades as Festas em comemoração aos Padroeiros podem não ocorrer no mês tradicional de comemorações para dúvidas entrar em contato com a Secretaria
Cristo Rei – Novembro
Madre Paulina e Santa Terezinha – Julho